The X Factor UK 2011 | Top 5 Performances e Results (ESPECIAL)
No dia 20 de Agosto de 2011 estreava a oitava temporada do X Factor UK, que seria uma das maiores temporadas do reality show! Com uma média de 12.4 milhões de telespectadores e um dos melhores casts do programa, chegou a hora de ganhar um ESPECIAL aqui no site, onde recomentaremos os Live Shows todas as Quintas! Então vem acompanhar com a gente!
Nos dias 26 e 27 de Novembro de 2011, foi ao ar o Live Show 8 (Top 5) da Oitava temporada do X Factor UK, comandada por Dermot O’Leary e uma bancada com os jurados Kelly Rowland (Girls), Gary Barlow (Boys), Louis Walsh (Overs) e Tulisa (Groups).
Esse ESPECIAL terá os comentários de nossa bancada de jurados aqui do site, que são: Laura, Tonho, Tati, Nath e Rich, onde veremos se muito mudarão ou não de opinião sobre algumas performances. Os comentários contarão com um “Selo XFBR” desenvolvido por Laura Baptista, em homenagem a alguns dos jurados do reality show e suas franquias, que será um selo escolhido por cada um dos nossos comentaristas.
Você também pode acompanhar tudo sobre o programa em nossas redes sociais, que são as seguintes: Twitter, Facebook e Instagram; Faça parte também do grupo do Facebook, onde você pode conversar com outros fãs da atração. Então reúna todos os amigos – seja na frente do computador, celular ou da TV – e divirta-se!
MELHORES MOMENTOS
TEMAS: Guilty Pleasures & Musical Heroes
Little Mix – “Baby”/”Where Did Our Love Go” (Justin Bieber/The Supremes) [GROUPS]
Laura: Concordo com a Nath, essa escolha de Baby não faz o menor sentido pra elas. Essa performance é um grande balde de água fria depois de Don’t Let Go. Além de que os looks são tão cafonas que nem gosto de lembrar.

Tati: Acho que entendo a escolha da Tulisa por trazer as meninas cantando algo bem teen para atrair esse público de volta, porque Don’t let go foi uma performance mais madura e apesar de ser a melhor delas na competição pode ser que gerado duvida quando a aderência desse publico mais juvenil. No entanto, não funcionou, ficou mais infanto-juvenil do que teen propriamente dito, Uma decepção. Engraçado que quando querem dar esse ar jovem sempre enfiam um cenário de lanchonete ne? hahahah

Nath: Da uma broxada vir de uma performance como “Don’t Let Go” pra essa… não é culpa das meninas, elas fizeram o que podiam dentro das limitações. A música do Justin, independente de qualquer coisa, para mim não funciona tanto como guilty pleasure de uma Girlband pop com meninas pop. A transição para Supremes também não ficou boa. Enfim, achei uma grande falha de escolha, ainda mais depois de ver o potencial dessas meninas.

Rich: Little Mix e Rachel Crow cantaram esse mesmo mashup/medley no mesmo ano e achei uma bela de uma forçada pra liberarem nesse tema pra elas HAHAHAHA Eu gosto um pouco dessa apresentação por conta do ritmo e por mim fariam só as Supremes, deixaria Baby de lado, porém vejo que foi uma tentativa de pegar o povo jovem mesmo, só que né? Elas eram – e são, mais que isso.

Janet Devlin – “MMMBop” (Hanson) [GIRLS]
Laura: Eu queria me esconder. Nada funciona ai. Dá pena assistir.

Tati: Olha, Janet e músicas mais animadas definitivamente não rola. É tudo desengonçado, a impressão que fica é que não houve ensaio, foi tudo as pressas…

Nath: Eu acho uma piada essa música pra ela. Eu entendo que o tema é GP, mas é sempre possível encaixar a escolha com o estilo do participante. Pra mim claramente ela nunca ouviu falar já música e aceitou porque já estava completamente massacrada na mídia e pela produção. Eu tô achando chato ver o que a produção em 2011 causou. Enfim, é constrangedor assistir essa performance.

Rich: Eu tenho pena porque ela esqueceu a letra de uma música tão fácil, até entendi a escolha pro tema, mas ficou muito abaixo do que ela pode fazer, infelizmente. Concordo com a Nath, foi constrangedor de assistir.

Misha B – “Girls Just Want to Have Fun” (Cindy Lauper) [GIRLS]
Laura: Isso podia até ser guilty pleasure no lançamento mas em 2011 nem era, era lembrada como icônica mesmo. Acho que a Misha sempre corresponde nos vocais, mas o palco dessa performance não faz o menor sentido e essa batida meio electro beat é bem fraquinha. Mas o rap dela é muito bom! Pena que não é uma apresentação marcante.

Tati: É uma tentativa de retomada da MIsha das primeira semanas, mas muito aquém. GJWHF não tem muito apelo para as transformações que a Misha costuma fazer nas músicas então não impactou da forma como eu acho que ela pretendia fazer, uma pena.

Nath: Eu discordo muito dos jurados que essa é a Misha raíz. Não é! É a Misha tentando mostrar alguma confiança porém cheia de medo de ser ela graças a tudo que fizeram. A songchoice acho nada a ver pra ela como guilty pleasure. A performance sinceramente acho bem qualquer coisa, infelizmente. Ela foi completamente desestabilizada e não é a mesma. A escolha foi tentando que ela parecia uma menina feliz e contente diante de tudo que passou.

Rich: Esse tema foi todo mundo tentando encaixar um tema livre pra música e até que curti essa apresentação da Misha, porém segue como nas semana anterior, com ela não sendo assim e podendo fazer muito mais. O arranjo foi legal, mas notem que é praticamente o mesmo de “Rolling in the Deep”.

Marcus Collins – “I’m Your Man” (Wham!) [BOYS]
Laura: Ah isso sim é um guilty pleasure de respeito ahahah não é nada muito diferente do que ele vinha fazendo, ele encaixou o tema no estilo dele, o que é essencial. Cantou bem, teve presença de palco e fez o requisito.

Tati: Olha, achei extremamente morno. Marcus tem infinitas performances dançantes parecidas com essa mil vezes melhores, com figurino mais chamativo. Parece até que acabou o dinheiro na hora de escolher a roupa dele. A música é média e os vocais também nada demais, diria até esquecível.

Nath: Marcus teve uma escolha bem melhor que os anteriores e aproveitaram o que ele tem de melhor. Achei uma boa songchoice, uma boa performance e, mesmo não sendo nada uau, acabou se destacando pelas três escolhas anteriores.

Rich: Gosto dessa música e da energia que ela transmite, achei a cara dele do começo ao fim, rendeu algo bom de ouvir.

Amelia Lily – “China in Your Hand” (T’Pau) [GIRLS]
Laura: Essa escolha é sinceramente genial ahahaha muito guilty pleasure, o palco é pura essência dos clipes dos anos 80, o look. Pra mim tudo funciona e essa é a performance dela que mais gosto. Eu nem falo de estilo porque era difícil determinar o dela e a falta de chance de evoluir mostra isso, o que dificulta a avaliação. Mas essa performance eu adoro.

Tati: Perfeitíssima sentada no chão, dando a vida na apresentação eu amo mas não funciona. Não tem nada a ver com a Amelia, o palco é de uma pobreza de dar dó, parece um studio de ballet vazio. A única coisa boa é que Amelia não deixa os vocais desafinarem, mas de resto nada funciona.

Nath: Gente não dá! Eu tô sendo implicante? Isso foi uma performance genérica onde ela subiu o tom pra tornar algo relevante. Mas não foi nem um pouco memorável e sinceramente, não tinha nem que ter voltado. Eu vejo que de fato ela não teve o preparo necessário para estar em um top 5, com essa entrada mágica em pleno top 7. Ainda me impressiona como Misha foi algo com um comportamento que passou como arrogante para muitos, e Amélia com essa cara de desprezo ninguém se importou.

Rich: Não vi nada de interessante aqui, porém acho que ela se beneficia um pouco mais por outros participantes melhores terem ido medianamente ou fracos.

Little Mix – “Beautiful” (Christina Aguilera) [GROUPS]
Laura: Pra mim essa é uma das melhores baladas dos últimos 20 anos, uma música perfeita pra cantar chorando no chuveiro. Foi uma escolha perfeita! Elas conseguiram mostrar vocal, harmonia e ainda fizeram um discurso/resposta pros comentários contra a Jesy que já tinham sido mostrados nos VTs. Foi como o fechamento de um arco na temporada. Excelente.

Tati: O que dizer? Performance perfeita. Sentimental. Como laura disse, é o fechamento de um arco na temporada. E impressionante como mulheres sempre são julgadas pela sua imagem ne? Que desconforto esses comentários para Jessy, completamente desnecessários.

Nath: Eu acho essa performance muito lindinha por tudo que ela representa! Claro que pensar por semana passada é complicado, mas todos tem seus altos e nem por isso tem que ser criticados por algo menor. Foi uma apresenta delicada e cheia de significados. Eu adoro os vocais individuais que vêm nessa escolha. Algo que tenho visto mais dessa vez é o quando a Kelly, genuinamente, adora as meninas. Eu tenho mudado muito de pensamento a respeito dos jurados em relação a 2011.

Rich: Agora sim algo melhor e maior vindo delas, uma grande balada e ótima para mostrar vocais. Elas até com as roupas mais simples, focando na performance e no que a música representa. Achei um bom acerto para a segunda rodada.

Janet Devlin – “Under the Bridge” (Red Hot Chili Peppers) [GIRLS]
Laura: Eu queria que a Janet tivesse chutado tudo e entrasse ali toda vestida de roqueira, com jaqueta de couro e uma banda atrás dela. Teria sido épico. Mas esse cenário não combina em nada com a música nem com ela, não faz sentido ahah esse quadro wtf? Eu fico feliz que ela cantou algo que gosta, porém quando a gente pensa nas duas performances elas não combinam e não mostram o melhor dela. Quando são duas performances, elas precisam ser mais complementares.

Tati: Essa apresentação combina muito mais com ela do que a primeira, eu gostei. Achei que ela estava mais confortável com a música e não parecia perdida como na primeira rodada. É uma música que eu adoro e encaixou na voz dela direitinho.

Nath: Eu acho que ela tentou algo mais animado dentro de um estilo musical que ela curte. Mas não necessariamente isso é a cara dela. Aqui a Janet já tava arrumada, tem nem o que falar. Eu gosto que ela trouxe algo mais animado e, como já falei, ela curte musicalmente. Acabou sendo uma performance na média.

Rich: Infelizmente Janet não estava em sua melhor semana, até dá pra tentar entender a escolha e tal, mas podia ter vindo com algo mais impactante mesmo para o estilo dela quem sabe, aí ficou devendo um pouco =/

Misha B – “Killing Me Softly with His Song” (Fugees) [GIRLS]
Laura: Eu adoro essa música e gosto muito da versão da Misha, acho que ela consegue transmitir bem o que a música passa mas acho que o arranjo poderia ser mais interessante e contemporâneo – que foi o que acabaram tirando dela né? Mas eu acho que ela foi super bem e adoro a versão.

Tati: Consegui ver um pouco da Misha das primeiras semanas, principalmente no início da apresentação. Ainda acho que é uma música muito batida pra ela, principalmente porque o arranjo não mudou tanto da original. Fiquei esperando Misha entrar com um rapzão no meio e mudar a batida, mas não rolou, então acho que fiquei um pouco decepcionada, mas isso não faz da apresentação ruim.

Nath: Pra mim a Misha não foi mais a mesa e obviamente tinha receio de ser a puta artista que ela é. Fico triste. Dito isso, ela fez o que pode e entregou uma versão bacaba na música. Faltou muita animação, mas ela tem todo o talento.

Rich: Não sou muito fã dessa música em reality shows porque não tem muito o que se fazer e chega a ser monótono, porém gostei da apresentação da Misha, foi algo bom e mostrou seus vocais.

Marcus Collins – “Lately” (Stevie Wonder) [BOYS]
Laura: Eu acho que o Marcus perdeu a chance de ser atual. Ele cantou Russian Roulette no primeiro live sabe? Eu acho que ele podia e devia ter sido mais pop, ainda mais com a chance de duas performances. Tinha que começar a pensar no futuro e não em ser um act de músicas antigas, de apresentação de cruzeiro. Dito isso, ele acertou os vocais e a interpretação e acabou indo bem.

Tati: Adorei ver Marcus com uma baladona, cantando mais parado, praticamente só ele e o palco. Acho que era isso que estava faltando na trajetória dele. Eu teria escolhido algo mais atual, mas parece que Gary realmente focou nessa vibe mais old school, ne.

Nath: Acho que a semana acabou sendo muito boa pro Marcus. Eu pensei exatamente como a Kelly, no começo o timbre não tava 100% mas aí ele acertou total e entregou uma ótima apresentação. Provavelmente o Marcus foi o melhor da noite por n razões. Gostei muito do que a voz dele fez depois dos primeiros segundos.

Rich: Marcus em sua melhor semana, acho que é a melhor apresentação dele na temporada. Foi tudo muito no ponto certo, merecia até ser o pimp.

Amelia Lily – “Since U Been Gone” (Kelly Clarkson) [GIRLS]
Laura: Eu penso que se a gente tivesse tido Amelia desde a primeira semana isso seria o mais representativo do estilo dela. Acho que a música funciona pro tom de voz dela, é um pop rock bem feito, os looks funcionam e ela foi muito bem de palco. Eu penso que se ela tivesse tido a chance de evoluir nisso, teria sido bem legal.

Tati: Agora sim a Amelia que ela queria ter sido durante a competição mas não teve chance. Olha como ela fica confortável dentro do estilo, sabendo exatamente o que fazer. O palco combinando com ela, pena que esse estilo mais rockeiro já tinha passado nessa época ne? Não sei que mercado ela encontraria nesse nicho, honestamente acho que nem agora saberia, mas foi uma ótima apresentação.

Nath: 1 – completamente sem identidade. A gente vai fingir até quando???? 2 – escolha de música que adoro demais pois Kelly rainha! Em boa parte da música achei que ela mandou muito bem e meu saldo é positivo. Na parte que mais pede vocal ela passa uma vergonha básica. Eu vou julgar sem o fato que isso não é nada da personalidade dela e nem o auge vocal falho, e sim o restante todo que me divertiu e me deu saudades da Kelly. No meio termo ela soube levar muito bem.

Rich: Gente, a garota pegando outro pimp? Que proteção é essa só pra ela não sair e nem era isso tudo HAHAHAHA Ela se deu bem novamente pelo nível da semana ser fraco, essa música é muito boa e não é uma que sempre aparece, sem falar que KC é perfeita em tudo que se propõe.

RESULTS | SING-OFF
Janet Devlin – “Chasing Cars” (Snow Patrol) [GIRLS]
Laura: Uma escolha tão batida, não vou mentir que não suporto essa música. Eu acho que ela foi bem e mostrou seu melhor, mas o tom dela não é meu favorito e não acho que ela fosse me mostrar muito mais que isso.

Tati: Nem sabia que Janet tinha cantado a música do Derek, rs. Olha, escolha complicadíssima, porque não gostaria que nenhuma das duas saísse, não sei nem se da só pra olhar pra apresentação do bottom porque a trajetória das duas é tão grande, cheia de nuances que seria injusto analisar somente com base nessa apresentação. Janet escolheu uma das músicas que eu mais gosto, que mexe comigo por mil e um motivos e me comoveu. Vou votar fica, porque ela parece ainda ter mais chance do programa que a Misha.

Nath: As sabotadas em um Bottom. Sinceramente eu acho que a Janet iria vencer essa temporada. Tanto que mesmo com a sabotagem ela não pegou Bottom. Foram vários #1 em votação, depois um #2 e um #3. Ela sempre esteve no top 3 e eu acho que saiu depois de tanta porrada da produção na menina. Não que ela tivesse que ganhar, mas a final ela poderia estar. Enfim, acho essa performance de bottom linda e a cara dela. É algo que poderia ter cantando na semana e ter sido muito mais ela. Eu amei Janet em 2011 e sigo amando em 2020.

Rich: Eu batia na tecla de esquecer letra merece eliminação, porém aqui venho com outro pensamento já que entendemos os contextos e a Janet caiu em seu primeiro Bottom, merecia uma nova oportunidade.

Misha B – “Out Here on My Own” (Irene Cara) [GIRLS]
Laura: Eu amo esse bottom. Uma escolha que não é óbvia e ela canta e interpreta lindamente. Eu prefiro a presença da Misha e ela é uma pessoa que eu ainda queria ver o que poderia me mostrar em outras fases.

Tati: Amo Misha, sou apaixonada pelas primeiras apresentações dela dentro do programa, mas diante dos comentários deturpados de Tulisa ela acabou se perdendo, ficando com medo de brilhar e se recolheu. Eu realmente acho que saindo ela tinha mais chance de alavancar a carreira do que ficando, porque já não tinha mais pra onde ela ir. Tudo que ela queria fazer ninguém dava bola e só recebia críticas injustas, então o melhor era sair e procurar uma gravadora por si só para guinar essa carreira.

Nath: Como na Janet, e até muito mais, a Misha foi extremamente injustiçada nessa edição por conta da produção do show. É triste estarmos aqui. A performance foi incrível e eu achei que ela se entregou com tudo. Eu só vou manter meu fico na Janet por ser quem cheguei a torcer e eu amo esse bottom, mesmo que mais clamo. Mas a Misha foi fantástica, não tenho o que falar.

Rich: Adoro a Misha, essa apresentação foi MARAVILHOSA e se fosse contra Marcus e Amelia eu super daria um “fica” pra ela, porém ela já estava prejudicada, tavam podando seu estilo e infelizmente já foi para vários Bottoms, então chegaria sua hora de sair.

Votação dos Jurados
Louis Walsh: Janet Devlin
Tulisa: Janet Devlin
Kelly Rowland: Se recusou a votar
Gary Barlow: Não precisou votar, mas disse que votaria em Janet Devlin
VOTAÇÃO SEMANAL
#01 Amelia Lily – 23.8%
#02 Little Mix – 22.4%
#03 Marcus Collins – 21%
#04 Janet Devlin – 18.3% (ELIMINADA)
#05 Misha B – 14.5%
CLIQUE AQUI e ouça o Xtra Podcast sobre os casos de RACISMO no X FACTOR UK, como o de Misha B em 2011
Siga o Xtra Podcast no Instagram ~ @xtrapodcast e no Twitter ~ @xtrapodcastbr