Vamos Comparar #1 – Hallelujah
(Por: Tonho)
Sabe aquelas músicas que tocam em TODAS (ou quase todas) as temporadas dos realities shows que assistimos?
Aquelas músicas que você já está cansado de ouvir, mas sempre vai ter alguém batendo na mesma tecla? Aquelas que no final acabam virando um guiltypleasure e você acaba sempre esperando por elas?
Pois é, estamos aqui hoje para revisar e comparar essas músicas dentro da franquia The X Factor e vamos começar por aquela que virou winner’s single em TRÊS edições do programa. Sim, ela mesma: HALLELUJAH
#5 The X Factor UK 2008 – JLS
JLS era uma boyband decente, a melhor que tinha aparecido no The X Factor até aquela data, cantavam bem, dançavam, entretiam, podiam até ter ganhado se a produção não tivesse sabotado os meninos. Ai você me pergunta: “Como assim sabotaram os meninos? Simon é super justo e nunca faria isso”
Esse foi um dos poucos anos que deram a mesma música de winner single para ambos os finalistas, e provavelmente fizeram isso pra forçar a vitória do adversário porque ficou uma bela de uma bosta na voz dos garotos. A música demora a crescer e quando cresce, ela não cresce. Não tem nada espetacular, nada demais, e pra quem tá acostumado com aquelas powerballads de winner single se decepcionou bastante. Com essa Boninhada (ou nesse caso Simonzada), deixamos os meninos em quinto lugar.
#4 The X Factor USA 2011 – Josh Krajick
Josh era um cara bacana, tinha um timbre legal, uma voz meio rouca, cara de sujo, vivia atrás de um instrumento, é bem o que os fãs de American Idol amariam, MAS ele é velho, então teve que ir pro The X Factor mesmo. Teve o infortúnio de pegar Nicole como mentora na época de vacas magras dela, sorte que ele foi um cara inteligente e tomou controle de todas as músicas que apresentou no programa. Eu particularmente não curtia muito, mas era talentoso.
Uma pessoa viciada em realities musicais quando viram a escolha da música logo pensaram: “poxa, ele tem uma voz legal, vai ficar uma versão muito legal”. Pra quem gosta de dormir assistindo tv realmente ficou uma versão muito legal. Essa música sofreu o mesmo tratamento do JLS, não chegou a lugar nenhum, terminou onde começou, não mostrou surpresa, não aumentou, não aconteceu nada. Poxa Josh, a gente esperava mais hein!
#3 The X Factor Holanda 2009 – Lisa
Lisa foi a grande vencedora do The X Factor Holanda 2009 e provavelmente a única que chegou a ter um burburinho fora do país quando Kelly Clarkson disse: “Essa garota é melhor do que eu”. Qualquer fã de realities sabe que Lisa não é melhor que Kelly, e que provavelmente ninguém que sair desses programas será melhor que ela, mas deixa a menina ser humilde em paz.
Sendo melhor que Kelly ou não, Lisa foi uma ótima vencedora pra esse programa, cantava muito bem e fazia versões ótimas das músicas e não foi diferente com Hallelujah. Resolvi deixar ela em terceiro porque as 3 primeiras ficaram muito perto umas das outras, mas essa tem a versão em estúdio que eu mais gosto.
#2 The X Factor USA 2012 – Carly Rose Sonenclar
Carly com apenas 13 anos impressionou todos os jurados e o público com sua voz super potente e um controle ABSURDO pra sua idade. Se essa menina canta dessa forma com 13 anos, imagino quando ela tiver seus 25 e estiver no auge de seu amadurecimento vocal. Eu não sou cego e sei que você cantar bem não significa nada no mundo da música, mas vai que Carly dá uma de JLS que também tiveram essa música como Winner single, perderam e hoje em dia sambam na cara da vencedora da temporada.
Essa menina foi bem constante no programa, sempre mudavam alguma coisa na música pra ela soltar seus berros que ninguém mais conseguia fazer com tanta facilidade. Carly conseguiu esse segundo lugar não pela ironia de ter morrido na praia no programa também, mas porque ela mudou alguma coisa na música, deixou a música com a sua cara, cresceu de uma forma diferente e mandou bem demais.
#1 The X Factor UK 2008 – Alexandra Burke
Alex foi no The X Factor em 2005 e levou um pé na bunda do Louis na fase das Judge’s Houses, voltou três anos depois extremamente melhor que antes e provou pro Louis e pra todo o resto do painel que o lugar dela era aquele palco e se deu muito bem.
Ela podia não ser a favorita durante a temporada toda, mas ela sempre se destacava e todos perceberam que ela era a verdadeira vencedora do programa ainda na semi-final, foi a mais consistente e a que mais cresceu, o orgulho na vida de jurada de Cheryl Cole.
Como eu disse no início do post que a produção boicotou o JLS colocando o mesmo Winner single pra eles e pra Alexandra foi porque a versão dela é MUITO MELHOR, é uma diferença tão grande quanto Nicole Scherzinger em 2011 e 2012.
Parece que a música foi escrita pra Alex cantar na final, transformaram em winner singe de forma brilhante, cresceram quando tinha que crescer, entrou um coral, passou emoção, só faltou se jogar no palco e começar a chorar. Pra mim essa foi uma das melhores apresentações da Alexandra e uma das melhores do The X Factor.
Então é isso galera, concordaram? Discordaram? Comentem e aproveitem a oportunidade para pedir comparações de outras músicas. 🙂