OPINIÃO | Quem merece vencer o X Factor UK 2018?
A décima quinta temporada do X Factor UK já definiu seus três finalistas que se apresentarão no Sábado (01/12) e no Domingo (02/12), onde conheceremos o grande vencedor! Então, resolvi reunir meus companheiros de Xtra Podcast para comentarmos sobre os três finalistas e cada um dizer quem merece vencer entre as opções que temos.
Quer saber nossa opinião e ver se votamos igual ou não? Confira:
LAURA
Essa final do X Factor parece tirada diretamente da velha guarda do programa. Nota-se que esse ano não existiu um foco em mercado da música e uma repetição geral sobre músicas originais, pareceu uma volta aos arquétipos de candidatos do passado. Temos a diva (Scarlett), o diva (Dalton) e o cantor perdido de pop-rock dos anos 90 (Anthony). Todos com suas qualidades e defeitos na trajetória durante o programa, mas com uma característica em comum: nenhum tomou grandes riscos nas escolhas. Todos tinham caixinhas fechadas de estilo de apresentação, que foram seguidas todas as semanas. Os candidatos que arriscaram foram saindo, um por um.
Pensando em suas jornadas eu acredito que o Dalton mereça vencer. Torci por ele desde sua audição e considero seu tom de voz excelente, assim como seu controle vocal e presença de palco. Pra mim ele tem a trajetória mais consistente entre os finalistas e seria um vencedor digno para a temporada, com performances que marcaram.
TONHO
Esse ano tivemos uma edição do programa com bastante talento, tínhamos Shan, Misunderstood, Acacia & Aaliyah, Janice, dá até pra colocar o Gio no meio porque sabia muito bem dar um show de performance. Mas aí chegamos na final com um estrangeiro sendo favorito e outros dois retornantes que fizeram uma campanha bem mediana na competição.
Damas primeiro, vamos falar de Scarlett Lee, retornante do programa, tem uma habilidade vocal bem grande, mas eu sinto que ela não passa conexão com as músicas como Shan passava, nem mostra tanto carisma como Bella e outros participantes. Acredito que numa temporada regular, com 10 lives e sem as tragédias na vida dela que alavancaram um pouco o perfil, ela não teria sobrevivido tanto.
Anthony é duplamente retornante ao programa, já fez audição em 2007, 2017 e 2018, e mesmo tendo cantado várias músicas nessa edição, a gente só consegue lembrar da audição dele do ano passado. Ele é de Liverpool, uma galera vota muito nele por isso, sem contar que ele se beneficia do fator Louis que atrai muito voto também, mas se não fosse isso, coitado, já teria pulado pra fora do programa.
Por último temos minha torcida desde o início (com Shan), o Dalton, um cara jamaicano que só cantou balada até hoje mas cantou muito bem todas as baladas que deram pra ele. Pra mim ele é um dos melhores cantores que já passou pelo X Factor, tem um domínio vocal absurdo, um alcance imenso e consegue fazer essa conexão com o público, consegue que as pessoas gostem dele. Se tudo der certo, Dalton se tornará o primeiro estrangeiro a vencer o X Factor, e, por mais que a temporada esteja cheia de erros bizarros, pelo menos terá um vencedor merecido!
Agora, se algum desses vai fazer sucesso pós-programa, isso é outra história.
TATI
Vou começar esse texto sobre os finalistas da maneira mais sincera possível: Pra mim, essa vitória não é de nenhum dos três, é, mais uma vez, da produção.
Primeiramente nessa final temos o Anthony, boy meio desajustado, que não tem um estilo definido, o que tiver que cantar ele canta, sempre pulando e mexendo demais os braços. Teve alguns acertos durante a temporada, a semana da Big Band foi a melhor dele, mas isso para o mercado que temos aqui fora hoje seria um estilo completamente ultrapassado e sem espaço, então, eu concluo que o Anthony vai ser só mais um participante que vai continuar com status de participante, talvez consiga uma vaga no eurovision dos próximos anos, talvez não, pode ser que participe de algum outro programa musical ou até mesmo do bbb celebrity, mas vai ficar rotulado sempre com um participante de alguma coisa.
A segunda pessoa que vou analisar é a Scarlett, girl que não vingou ano passado, foi eliminada merecidamente e que retornou esse ano com um certo destaque. Era nítido que o Simon escolheu ela para ser a protegida do ano e talvez tenha feito essa escolha porque ele desistiu das carreiras pós-factor, para ele, agora, só importa o que vai dar visibilidade no programa. E a Scarlett é a participante que as tias amam e eu não gosto: datada, só canta divas e não tem algo se moderno pra apresentar. A maioria das suas apresentações foram no mesmo nível, não cresceu nem decaiu ao longo da competição, ou seja, não chegou a trilhar uma trajetória. Se destacou quando cangou as músicas de musicais, mas ficou por isso mesmo. Hoje também não vejo um mercado pra ela.
Por fim, vou falar daquele que entre os finalistas merece essa vitória: Dalton. Chegou no programa como umas dos 3 black boys que a categoria tinha, já era muito bom e ficou excelente durante o show. O Dalton veio numa crescente, mostrando sua força a cada semana, não teve uma semana ruim. Todas as semanas ele conseguiu chamar atenção, estar um nível acima dos outros participantes e ganhar votos, mesmo sendo estrangeiro, pois a gente sabe que os ingleses não gostam muito. Quando o Dalton faz falsete no meio pro final ele mostra a força dele e o porquê de ser o melhor boy da temporada. É quem merece vencer e tem estrutura pra enfrentar a industria musical fora do show. To colocando fé!
NATH
Acho que não é segredo para quem acompanha o site e o podcast que nenhum dos finalistas chegou perto de compor meu top 3 de finalistas. Ele era com as outras 3 Girls e acho que a Shan merecia essa. Dito isso, vamos falar um pouco dos 3 já na ordem da minha escolha.
Anthony era um cara que a gente na audições sabia claramente o favoritismo para uma possível final. No meio do caminho comecei a duvidar disso por uma aparente preferência do público por outros. Mas ele foi contornando e se manteve na final que sua trajetória inicial prometeu. Ele tem o diferencial de músicas mais interessantes e que fogem daquela coisa balada com nota alta. Mas acredito que sua vantagem acaba aí. Acho o mais fraco dos 3 e penso em uma meia dúzia de participante que considero melhor para a final. Voto terceiro lugar pra Anthony.
Dalton é um cara que logo nas audições achei o melhor boy, mas com aquele buzz todo em cima de Brandan e Anthony pensei inicialmente (antes de Lives) que poderia ficar mais de escanteio. Aí passando as etapas o cara mostrou a que veio e passou a ser super favorito, trazendo os jurados de pé em todas as performances. Meu problema com ele são as músicas chatas e datadas que ele canta. Eu acho que funciona porque o UK ama esses momentos batidos e vota. Mas fico pensando que isso pode prejudicar o pós dele igual aconteceu com Louisa. Aliás perdi muito do interesse nela por conta da mesma razão que dei uma cansada de Dalton. Acho que ele ganha fácil, mas hoje jogo pra segundo lugar.
Pra minha grande surpresa Scarlett tá aqui levando meu prêmio. A única girl que não amei ou torci. Quem diria. Mas é isso. Eu me toquei que não gostava dele e elogiei TODOS os Lives da menina, alguns achei incríveis a ponto de repetir. Se a menina sem minha simpatia e torcida faz isso tem uma razão né? Sempre comentei que a produção, palco e músicas escolhidas pra ela eram para ajudar totalmente a ela ter momentos. Mas aí a culpa é dela? Jamais. Mérito dela pegar o que deram e aproveitar ao máximo. Então por apresentações que me agradaram muito mais dentre os 3, Scarlett ganha pra mim.
RICH
A temporada começou morna e depois foi chegando em ótimos participantes e mesmo com umas eliminações tensas no meio do caminho, tivemos bons acts nos Lives, infelizmente o público não abraçou todos e a final está bem diferente do que queria, quer dizer pelo menos o Dalton está nela e no decorrer das semanas sua presença era garantida.
Analisando os três finalistas, vemos que Anthony por si só conseguiu chegar na final com base em sua audição de “Issues” em 2017, ali quando ele virou favorito e depois teve que deixar a competição, acabou “guardando” fãs para esse ano, porque não há justificativa com base em seu desempenho nesta atual temporada, que faça ele ter um favoritismo com base no mérito de performances, ele é o mais fraco dos três;
Scarlett tinha tudo para ser minha favorita, já que canta baladas e coisas do tipo que acabo gostando em participantes com vozeirão. O que me incomodou nela não foi nem o fato do Simon tê-la escolhido como favorita da categoria – e por consequência prejudicar outros acts como a Shan que merecia uma vaga na final, com toda certeza, mas o que me incomoda na Scarlett é que a produção não teve um cuidado em vendê-la como uma pessoa “acessível” ou querida. No quesito carisma, ela fica devendo, não temos grandes demonstrações que o público a ama muito, nem os outros participantes, nos VTs ela sempre estava afastada, não interagia como vimos entre as outras Girls. Enfim, seu histórico é bom, elogiei várias de suas apresentações, pelo menos deu conta de algumas músicas que foram escolhidas para ela e na Semifinal foi uma das melhores, mereceu a vaga.
Dalton, pra quem vai meu voto, se tornou favorito pra mim ao cantar “Listen” nas Judges’ Houses, depois disso foi só sucesso com músicas fortes, que mostrava potencial e que agrada o público que mudou um pouco em se apaixonar quase que sempre por baladas e pela voz – tanto que se analisarmos essa final, é uma das que tem o menor “X Factor” para artistas como um todo, foi tudo na base vocal. Dalton vem sendo perfeito, ou quase, semanalmente com um falsete incrível e sendo, sem dúvidas, um dos melhores Boys do programa. Por não ter uma semana que não foi fraco, por ser muito bom nas apresentações, Dalton conquistou o meu voto e merece vencer a temporada, para também ser o primeiro estrangeiro winner do XFUK.
E por 4×1, o Dalton foi escolhido como favorito da final e que merece vencer a temporada. E aí, gostaram? Na opinião de vocês, quem merece vencer o X Factor UK 2018?