Operación Triunfo 2020 | Gala 10
Hey Pessoal! Estamos em temporada off-X Factor UK e com isso o XFBR vem de cobertura especial do Operación Triunfo, um dos programas mais duradouros e populares da Espanha! Aqui no Brasil o formato foi usado como o FAMA de 2002 a 2005. Então, vem acompanhar o programa com a gente!
Nesta Quarta-Feira (20/05) tivemos a Gala 10 da décima primeira temporada do reality Operación Triunfo, exibido pela La 1. O programa é apresentado por Roberto Leal e tem em seu painel de jurados Nina, Natalia Jiménez, Javier Llano e Javier Português (Portu), que buscarão revelar nomes como Aitana, Cepeda, Miriam Rodriguez, entre outros.
Aqui no site teremos os meus comentários (Rich) e selos, e no decorrer das semanas, quem ainda não conhecer o formato, pode ir se adaptando – no final do post mostro como funciona.
MELHORES MOMENTOS | Indicados (Gala 8 e 9 – Acumuladas)
Hugo Cobo – “Mmm Yeah” (Austin Mahone)
Voltamos e no palco com tudo arrumadinho, só não tem plateia porque né? Enfim, Hugo foi o auge de ser genérico com uma apresentação assim. Ficou muito fraco e até entendo que não gostei porque claramente o nicho que a produção quer alcançar com ele é o mais jovem, mesmo eu achando que ele esteve bem desconfortáveis nuns momentos e mais de boas em outros. Não o acho tudo isso, tem gente melhor que até já saiu.

Gèrard Rodríguez – “Pillowtalk” (Zayn Malik)
Gèrard fica todo desconfortável quando tenta sensualizar Hahahaha, mas pelo menos foi uma escolha mais interessante pra ele, onde mostrou ser muito melhor que o Hugo, e espero que o público também ache isso e o mantenha na competição. Deve render uma boa versão em estúdio pra ouvir depois.

RESULTADO: Gèrard (43%) | Que sofrível ver o Gèrard que tinha muito mais para mostrar sair para o Hugo que o único momento bom foi a parte solo da apresentação de hoje. Mas foi aquilo que falei algumas vezes, o Hugo tá sendo investindo na fanbase mais jovem e tal, mesmo sendo super genérico.
MELHORES MOMENTOS | Gala 10
Apresentação em Grupo – “Sonrisa” (Ana Torroja)
Achei interessante começar com eles cantando de casa e mudando para o palco para mostrar a transição de que estavam de volta, mas queria mesmo que tivessem continuado na versão caseira, onde praticamente todos foram muito bem e curiosamente o Hugo foi um dos trechos que mais gostei HAHAHAHA, pra mim o que foi mais fraquinho foi o Flavio.

Nía Correia – “Quimbara” (Celia Cruz con Johnny Pacheco)
Falar que a Nía é maravilhosa e talentosíssima é ser repetitivo, mas ela merece todo esse enaltecimento, não é mesmo? Nessa apresentação ela mostrou toda sua presença e como é poderosa dançando, o que tenho que reclamar mesmo é a incapacidade da produção escolher boas músicas para ela ganhar projeção até fora da Espanha com músicas maiores, porque ela dá conta. Entendo ela ter que conquistar o público para votos, só que Nía tem muito mais para oferecer. PS: Bailarinas estilosíssimas com as máscaras.

Bruno Carrasco – “A las nueve” (No Te Va Gustar)
Bruno parece ser gente boa, entretanto é o um dos mais fraquinhos aí e parece que não consegue chegar no nível de outros participantes. Ele mesmo cantar logo após a Nía, é complicado porque quando comparamos, aí que notamos como ele é morno. A música foi até que bem escolhida, a execução que não tinha como ser melhor com ele.

Samantha Gilabert – “Sueños rotos” (La Quinta Estación)
Adorei a escolha pra Samantha, é escolha pra ganhar bons votos, o que não gostei foi dessa roupa HAHAHAHA, colocava um longo logo nela e pronto lol. Acho que ela precisa melhorar um pouco mais nos vocais para essas partes fortes, porque pode funcionar em estúdio, no ao vivo que fica aquela sensação de que “podia mais”.

Anaju Calavia – “Man Down” (Rihanna)
Adorando as máscaras combinando com o look dos bailarinos, pensaram em tudo mesmo. Bem, o palco, os looks, a música, tudo foi muito bem escolhido pra Anaju e na primeira frase já amei! Infelizmente, parece que ela foi perdendo a energia no decorrer da performance, dando a sensação de que tava se arrastando e faltando algo para realmente acontecer como é com a Rihanna cantando. Tinha tudo para ser completamente maravilhosa e essa falta de energia prejudicou =/

Eva Barreiro – “Part-Time Lover” (Stevie Wonder)
Eva estava bem solta e pelo final bem feliz também, gostei da apresentação e fiquei com medo no começo, mas a apresentação foi passando e ela melhorando e entregou algo muito bom e agradável. Adoro essas dancinhas desengonçadas dela e o refrão ficou ótimo com seu timbre.

Maialen Gurbindo – “Sargento de Hierro” (Morgan)
Ai gente, queria ter achado lindo, mas achei tão boring =/ no final das contas acho que será uma das performances que menos gostei do dia.

Flavio Fernández – “Human” (Rag’n’Bone Man)
O timbre do Flavio não é fácil de encaixar em qualquer música, então precisam ter cuidado nas escolhas. O começo de “Human” não funcionou muito, mas o refrão e a reta final foram bem melhores. Ainda o prefiro com a vibe daquela versão de “Call Me Maybe”.

RESULTADOS
Favorito(a) do Público: A partir da Gala 10 não há mais a escolha de favorito
Indicados pelos jurados: Bruno, Eva, Flavio e Samantha
Salvos: Eva (Salva pelos Professores) e Samantha (Salva pelos Participantes)
Eliminado(a): Resultado na Gala 11
COMENTÁRIO: Já não basta o Hugo continuar na competição, ele ainda é salvo pelos jurados. Parte de mim acha que também é estratégia já que ele eliminaria quase todo mundo ali então por ter um bom público, a única indicação que concordei 100% foi a do Bruno, a da Samantha deu até para entender, mas a Maialen poderia estar ali também. Pelo menos temos um Bottom masculino e acredito que o Flavio elimine o Bruno com tranquilidade, porém estou preparado para qualquer resultado.
ÁUDIOS EM ESTÚDIO
FORMATO
Como dito, com o tempo vocês se acostumarão e entenderão, mas segue os principais detalhes:
– A partir da Gala 1, os participantes podem cantar em Dupla, Trios e Solos, tudo isso é definido pelos professores da academia. Cada participante é avaliado de forma individual;
– Em outras temporadas, os jurados indicavam 4 pessoas para a eliminação, neste ano essa regra mudou, eles podem indicar todos os participantes, se acharem necessário;
– Os professores da academia podem se abster a salvar um participante;
– O favorito da semana (o mais votado), não será salvo imediatamente, ele ganhará uma vantagem com relação aos outros participantes;
– As performances em grupo (com todos os participantes juntos) também serão avaliadas pelos jurados;
– Os candidatos que seguem para a eliminação, se apresentam na semana seguinte cantando individualmente e o menos votado deixa a competição.
Siga o Xtra Podcast no Insagram ~ @xtrapodcast
