#IntensivãoXFBR: Saiba tudo sobre os 10 anos do The X Factor UK (Jurados)
(Por Nathallia Terleski)
Como postamos na semana passada, estamos fazendo um intensivão sobre o The X Factor UK, que este ano será exibido no Brasil pelo canal Sony. São 10 anos de história, de grandes sucessos, momentos polêmicos e claro, nossos queridos jurados. Hoje vamos falar mais sobre o painel do X Factor UK, desde sua formação original, até o atual. Como já falado, um total de 10 jurados já passaram pelo programa. Além desses, temos uma série de juradas convidadas que participaram de auditions, como Katy Perry, Pixie Lott, Geri Halliwell…
PAINEL ATUAL
Claro que temos que começar falando dele, o homem por trás de tudo isso. Como todos sabem, Simon é o criador do X Factor e foi jurado da versão britânica por 7 temporadas. Depois disso ele saiu, para fazer a versão americana, e este ano ele está de volta! No início Simon dividia o painel com Louis Walsh e Sharon Osbourne, nesta época só existiam 3 categorias. Nas 6 temporadas que participou, Simon venceu 2 vezes. A primeira edição com Steve Brookstein (overs 25) e a terceira edição com Leona Lewis (Girls). Simon também foi o criador e mentor da boyband One Direction. Dos muitos momentos protagonizados por Simon, um que vale muito a pena assistirem, foi o momento que ele eliminou um participante de sua própria categoria. Olha só:
Ele é o vovô do painel. Adorado por muitos e detestado por alguns, Louis foi o jurado que ficou mais tempo no painel. Ele esteve presente em todas as edições do X Factor UK e está confirmadíssimo para a temporada desse ano. Walsh é mais conhecido pela polêmica no programa, pois em diversas edições recebeu categorias fracas e escolhia participantes um tanto quanto exóticos para irem até os lives. Esses candidatos tão polêmicos, que terão sua edição aqui no site, não teriam chance se não fosse nosso vovô apostando no entretenimento do show. Além disso, Louis é conhecido por usar há anos as mesmas frases para comentar sobre participantes. Até mesmo quem for assistir pela primeira vez vai notar uma certa frequência em alguns termos. Walsh venceu apenas uma vez em 10 anos, com Shayne Ward (Under 25s), na segunda edição do programa. Separamos um vídeo muito divertido de Louis sendo rabugento, que ironicamente começa com ele rejeitando Harry Styles em sua audição.
Conhecida como a queridinha do painel por boa parte dos fãs, Cheryl teve uma história polêmica com Simon e o X Factor. A cantora se juntou a Simon, Louis e Dannii Minogue em 2008, e participou do programa por 3 temporadas. Durante esses 3 anos ela foi considerada a queridinha do UK, e teve um grande desempenho como mentora. Por conta disso, com a criação do X Factor US, ela foi convidada por Simon para ser jurada na versão americana. Porém, depois de 2 dias de gravação ela foi demitida e substituída por Nicole Scherzinger. Depois disso, Cheryl cortou vínculos com Simon, processou o programa e chegou a afirmar que nunca voltaria. Mas, para alegria dos fãs, a britânica fez as pazes com Simon e está de volta para a temporada de 2014. Como mentora Cheryl conseguiu emplacar duas vitórias (consecutivas) em apenas 3 anos de painel. No terceiro ano, apesar de não vencer ela levou Cher Lloyd e Rebecca Ferguson (girls) até a final. Para mostrar mais dela, vamos postar um vídeos com momentos dela logo que entrou no programa, mostrando que ela já batia de frente com Simon e Louis assim que chegou, pra dar uma ideia do que ela pode nos mostrar esse ano. É um vídeo que resume muito bem a Cheryl como jurada.
E para fechar o nosso painel atual, a eterna scay spice, Mel B! Essa é a primeira vez de Mel B como jurada no UK, mas está longe de ser sua primeira experiência com o programa. Mel foi jurada na versão australiana do programa por 2 anos (2011 e 2012), e participou do X Factor UK como jurada convidada em 2012. Sua participação da Austrália não rendeu nenhuma vitória, o mais perto que chegou foi o segundo lugar em 2012, com Jason Owen (boys). Mel é conhecida pelos fãs do programa como uma jurada muito “rabugenta”, mas de um jeito muito divertido. Ela não é do tipo boazinha e torna tudo muito interessante de se assistir. O que se espera dela para esta nova temporada é justamente isso, para balancear com o “bom coração” de Cheryl. O painel tem tudo pra ser um dos melhores que o programa já viu. O vídeo escolhido foi justamente ela mostrando isso, em sua participação no X Factor UK de 2012.
Bom. agora vocês já sabem um pouco mais dos jurados atuais. Recomendamos assistirem outros vídeos, pois sem dúvidas os 4 tem muitos outros momentos que valem a pena. Agora chegou a hora de falar dos outros jurados, que tem grande importância na história do programa.
OUTROS JURADOS
Sharon estava presente no inicio de tudo. Esteve ao lado de Louis e Simon por 4 teporadas, atens de sua saída. Na temporada de 2007 tivemos a adição do 4o jurado (Dnnii Minogue) e as duas não se davam bem. Sharon voltou ao programa no ano passado e conseguiu sua primeira vitória, com Sam Bailey (overs 25)
Danni integrou o painel do UK por 4 temporadas (2007/2010). Teve oportunidade de trabalhar com Simon, Louis, Cheryl e Sharon. A jurada deixou o programa depois de Simon e Cheryl anunciarem sua ida para a versão americana. No ano passado Dannii voltou ao X Factor, mas dessa vez na versão australiana, onde continua atualmente. Danni teve duas vitórias no UK, Leon Jackson (boys) em 2007 e Matt Cardle (boys) em 2010. Na Australia ela teve sua primeira vitória logo que entrou, com Dami In (overs 25).
Gary entrou no painel em 2011, como substituto de Simon Cowell. Era um jurada mais sério, atrás de uma bela voz, o que acaba deixando ele um pouco chato aos olhos de alguns fãs do show. Gary teve um total de 3 temporadas, mas não conseguiu nenhuma vitória.
Tulisa também entrou em 2011, como substituta de Cheryl Cole. Pelo jeito dela vestir dava pra ver que era essa a tentativa, mas Tulisa acabou sendo diferente. A cantora conseguiu conquistar muita gente em 2011, mas não repetiu o feito em 2012, ano que esteve mais apagada na competição. Ela conseguiu uma vitória, em 2011, com Little Mix (girlband). Essa foi a primeira vez que uma girlband chegou na final e a primeira vez que um grupo venceu.
Mais uma que entrou em 2011, ano que teve as grandes mudanças no painel. Kelly foi uma jurada que trouxe vida ao programa e tinha uma personalidade forte e interessante pro painel. Como mentora não rendeu tanto quanto como jurada (antes dos lives). Em sua participação única na versão britânica não teve a vitória. Voltou como jurada da versão americana no ano passado.
Nicole começou como jurada na versão americana, quando substituiu Cheryl. Ela chegou a participar do X Factor UK como jurada convidada em 2010, mas foi em 2012 que virou jurada fixa. Foram 2 anos no painel, ao lado de Louis, Gary, Tulisa e depois Sharon. Nicole venceu em 2012 com James Arthur (boys) e conseguiu emplacar os 3 participantes de sua categoria no top 5, inclusive chegando ao top 2 com dois deles.
Agora sim, todos os jurados foram devidamente apresentados. Agora, caso algum deles seja citado durante o programa esse ano, vocês já saberão quem são e como foi sua participação. Além disso, entenderam melhor sobre a formação dos paineis ao longo dos anos. Esperamos que isso possa ter ajudado. E na próxima semana vamos ao que interessa, os participantes e as músicas. Até lá!