#IntensivãoXFBR: Saiba tudo sobre os 10 anos do The X Factor UK
(Por Nathallia Terleski)
A grande novidade do ano é a versão britânica do X Factor ser exibida no Brasil pelo Canal Sony. Como sabemos que muitos não assistiram as temporadas anteriores, preparamos um “curso intensivo” para os novos espectadores estarem mais do que prontos quando a nova temporada chegar ao Brasil.
O X Factor UK teve sua estréia em 2004, e foram 10 temporadas até agora. Ao todo são mais de 120 participantes nos programas ao vivo e 9 jurados diferentes (Fora os jurados convidados). Daí vocês já podem imaginar quantas coisas já aconteceram, não é? Nossa retrospectiva vai falar sobre: Jurados, participantes mais famosos, vencedores e todas as polêmicas que não podem ficar de fora.
Antes de mais nada, algumas informações que precisam saber para entender melhor o funcionamento:
Formato das categorias:
Na versão britânica é mantido o formato original das categorias, que são: Girls (Garotas com menos de 25 anos), boys (garotos com menos de 25 anos), groups (grupos) e overs 25 (homens e mulheres acima de 25 anos). Houve uma única temporada que os overs foram acima de 28 anos, mas voltou para 25 de novo.
Público:
O público inglês abraça muito melhor o formato do programa de buscar uma estrela completa. Se você já passou raiva com eliminações absurdas nos EUA, na Inglaterra as coisas funcionam de maneira diferente. Enquanto a versão americana se preocupa principalmente com histórias tristes e potencia vocal, na Inglaterra eles gostam de grandes shows e candidatos com grandes performances (o que não significa que não tem história triste ou fortes vocais na Inglaterra).
Joke Acts:
Nós falaremos melhor disso quando falarmos dos candidatos, mas para resumir, na Inglaterra vocês verão um tipo diferente. Sabe aqueles candidatos que chegam no palco com algo chocante, atitude forte, roupas extravagantes e que rendem boas risadas? Então, na versão inglesa você vai vê-los NOS LIVES. Sempre tem 1 candidato que não canta, e que tem propósito exclusivo de entreter o público. E já adiantamos que funciona muito bem. Quer uma provinha?
ELIMINAÇÃO (Tempo de programa):
Outra diferença MUITO importante, é o tempo de programa e as eliminações. Na Inglaterra o X Factor é prioridade, e ninguém mexe com seus horários e tempo. Sendo assim, não existem aquelas eliminações duplas corridas, que acabam tirando ótimos participantes e não nos deixando conhecê-los melhor. A versão britânica tem uma eliminação por semana, e o programa dura de agosto/setembro a dezembro. Desse jeito da tempo da gente se identificar melhor com os participantes e eles tem mais tempo para evoluir como artista.
MÍDIA durante e pós:
O X Factor UK, como já falado acima, é um fenômeno. Durante sua transmissão os participantes são as celebridades do momento. São como os participantes de BBB (quando tinha boa audiência). Existem casas de apostas para ver os vencedores e para as eliminações semanais, enquetes e sites que tem coluna exclusiva só pra falar de X Factor. Depois do show existe o caminho do esquecimento para vários, mas muitos conseguem contrato e viram artistas reconhecidos pelo país (assunto pra outro post). Podemos dizer que o X Factor UK é um dos realities que da mais frutos entre todos os realities musicais.
XTRA FACTOR:
O X Factor UK é um sucesso tão grande, que logo que o programa semanal termina, começa um programa chamado Xtra Factor. É um programa que mostra os bastidores da semana, entrevista com jurados, participação do público local e vídeos mostrando mais sobre os participantes. A Sony não comentou nada sobre transmitir o programa, mas vocês encontrarão tudo sobre o Xtra aqui em nosso site. Fiquem ligados.
Bom gente, essas são algumas informações fundamentais pra novos espectadores da franquia. Nos próximos posts taremos informações sobre jurados, participantes e os grandes momentos do X Factor UK nesses 10 anos.