EUROVISION | Os melhores vencedores da última década
(Por Niv)
Bom dia, Boa tarde, Boa noite meu caro leitor do The X Factor Brasil! Mais uma segunda-feira, mais um post aqui no site sobre o Eurovision! Depois do especial sobre a edição cancelada de 2020, vamos relembrar os vencedores da última década!
A década de 2010 foi responsável por crescer a proporção do festival em questão de produção e em relevância global. Mas qual dos 10 vencedores da última década este que vos fala mais gosta? Vem comigo!

ESC
#10 Ell & Nikki – Running Scared (Azerbaijão 2011)
A única vitória azeri na história do Eurovision abre a nossa lista! Particularmente, eu gosto da música, mas para o nível da competição em 2011 eu acredito que existiam melhores canções e a própria história azeri na competição tem canções mais impactantes – como ‘Drip Drop’ do ano anterior e, para mim, a melhor música que o país já enviou ao show. A melhor parte disso tudo é que no ano seguinte, o governo azeri gastou DIVERSOS DINHEIROS AZERIS para construir um estádio completamente do zero em Baku para a edição de 2012.
#09 Netta – Toy (Israel 2018)
JUSTICE FOR FUEGO! Apesar de não achar injusta a vitória da Netta em 2018 – devido a todo pré-favoritismo da época – mas existiram ao menos três melhores apresentações na final, como Fuego da Eleni Foureira. A apresentação é divertida, a música, apesar de parecer bobinha, tem uma letra forte e empoderada e a Netta entrega bons vocais. Israel voltou a vencer depois da vitória da Dana International em 1997.
#08 Salvador Sobral – Amar pelos dois (Portugal 2017)
Simplesmente a história de maior favoritismo que eu já vi no Eurovision. Desde que a música foi escolhida subiu para o topo das casas de apostas e de lá não saiu. O resultado foi uma vitória acachapante e sem chance para ninguém. Eu gosto mais da canção búlgara, mas não posso deixar de parabenizar esse vareio português no Eurovision.
#07 Emmelie de Forest – Only Teardrops (Dinamarca 2013)
2013 foi o primeiro ano que eu acompanhei o festival de perto – mesmo ainda não estando tão ligado nas seletivas nacionais. Entretanto, desde a primeira vez que a Emmelie foi selecionada para ser a representante dinamarquesa eu já apostava que ela poderia vencer sem muitas dificuldades o festival. E não deu em outra. A música é incrível, a apresentação foi perfeita e não tinha competição suficiente para tirar o favoritismo na lenda.
#06 Loreen – Euphoria (Suécia 2012)
Enquanto 2013 foi o primeiro ano que acompanhei o show do começo ao fim, 2012 foi a primeira vez que eu fiquei sabendo da existência do show, depois da apresentação da Loreen. E que forma para conhecer o show, não é mesmo? Uma apresentação potente e que foi hit mundial com todos os méritos, deixando claro que o pop sueco é uma das melhores variações do gênero no mundo. Não está mais elevada no ranking, por puro gosto pessoal, mas jamais deixarei de destacar a importância de ‘Euphoria’ para o Eurovision nessa última década.
#05 Jamala – 1944 (Ucrânia 2016)
A força que essa música tem e aliada com o poder de interpretação da Jamala é comovente. Venceu a edição de 2016 graças ao televoto numa virada impressionante contra a Dami Im – que também merecia a vitória. A importância política que ‘1944’ possui para o povo ucraniano deve ser respeitada e a apresentação foi um marco para a história do Eurovision. Uma música necessária para a Ucrânia, sobre o respeito e a importância dos seus povos nativos.
#04 Lena – Satellite (Alemanha 2010)
A primeira vencedora da década que quase conseguiu uma medalha. Também representa a última vitória de um país do “Big Five” no show. Para mim, uma das vitórias mais justas do Eurovision, essa música é sensacional e era totalmente a moda do pop em 2010. Numa competição muito acirrada contra a entrada turca (essa música que apacerá daqui a algumas semanas, em outro post), a Alemanha levou a melhor e conseguiu sua segunda vitória. Lena voltou a competir em 2011 com outra ótima música
#03 Duncan Laurence – Arcade (Holanda 2019)
Com a medalha de bronze do ranking de vencedores vamos para o último vencedor da década. 2019 foi um ano muito disputado no Eurovision, com muitas músicas boas. Entretanto, ‘Arcade’ sempre despontou como a favorita e as apresentações na semifinal e na final comprovaram o favoritismo. Uma música forte, com uma apresentação a altura, apenas o Duncan e o piano, mas o suficiente para encatar a todos. Sem dúvida, um dos melhores vencedores do Eurovision.
#02 Mans Zelmerlöw – Heroes (Suécia 2015)
O rei do pop sueco! Suécia foi o único país a vencer duas edições na década e não poderia ser mais justo, pois foram as melhores músicas que o país levou ao Eurovision – além de Popular em 2011. Essa música tem todas as fórmulas para vencer o Eurovision, uma letra poderosa, um arranjo que cresce nas horas certas, aliadas a um palco PERFEITO e um cantor que EXALA CARISMA. O Mans é um dos melhores cantores que já passou pela competição e não é uma realeza por acaso. Só não leva a medalha de ouro porque teve uma competição fortíssima.
#01 Conchita Wurst – Rise Like a Phoenix (Austria 2014)
O topo do nosso ranking não poderia ser outro. A vitória da Conchita foi um marco e uma quebra de paradigmas no Eurovision. Saiu no noticiário ao redor do mundo e é razão para a Turquia não retornar ao show. Assim como ‘Heroes’, ‘Rise Like a Phoenix’ tem TUDO CERTO, a música funciona magistralmente e o vozeirão da Conchita só é a cereja do bolo. Levou o Eurovision de 2014 nas costas e não poderia ter outro vencedor, tanto em Copenhage, quanto aqui. Leva a medalha de ouro com méritos, por ser o momento mais icônico do Eurovision da década de 2010 – quiçá do século XXI.
E aí, o que acharam do ranking? Concordam com tudo? Discordam de tudo? Alguma música deveria ficar em primeiro lugar ao invés da Conchita? Deixa aí nos comentários! Semana que vem, a nossa coluna vai mostrar quais os cantores que já participaram do Eurovision estiveram em edições do X Factor ao redor da Europa (e da Austrália)! Fica ligadinho que na próxima segunda tem mais. See ya!
CLIQUE AQUI e ouça o Xtra Podcast sobre o Eurovision Song Contest!
Siga o Xtra Podcast no Instagram ~ @xtrapodcast e Twitter ~ @xtrapodcastbr
