Antes do Union J, George Shelley iria para o grupo MK1
Uma curiosidade dos bastidores da edição 2012 do The X Factor UK foi revelada por George Shelley em uma entrevista concedida à revista britânica Heat: Atualmente integrando a boyband Union J, o cantor – que originalmente se inscreveu como artista solo no show – afirmou que os produtores do programa originalmente o convidaram para se juntar à dupla MK1. No entanto, a ideia foi descartada quando a vocalista da dupla,Charlie Rundle, disse que ele não se encaixaria no perfil do duo.
Shelley foi eliminado como um cantor solo na fase Bootcamp da competição, mas foi trazido de volta para se juntar ao grupo Triple J, que depois se tornou Union J. “A mídia divulgou no ano passado que eu fui forçado a entrar no Union J, o que não é verdade. Na realidade, os produtores queriam me colocar no MK1, mas a Charlie – a cantora na banda – não deixou. Ela disse que achava que eu não me adequava dentro do grupo dela, então me disseram que eu poderia ir pro GMD3 ou pro Triple J”, disse George.
O resultado, todos já sabemos: A temporada foi vencida por James Arthur, enquanto que o Union J ficou no quarto lugar, mas garantiu um contrato com a Sony Music. Já o MK1 foi eliminado na terceira semana dos Live Shows da atração.