The X Factor Portugal 2014: S02E09 – Top 16 Performances e Results (Gala 1)
Neste DOMINGO (02/11) foi ao ar pelo canal português SIC mais um episódio da segunda temporada do Factor X, com os apresentadores Cláudia Vieira e João Manzarra e com o júri formado por Sónia Tavares, Paulo Junqueiro, Paulo Ventura e Miguel Guedes. Eles estarão em busca pela nova grande estrela do país. Quem irá se destacar este ano?
O Factor X é exibido no Brasil pela própria SIC – Se você tiver TV a cabo entre em contato com sua operadora e verifique como pode adquirir o canal. A equipe do The X Factor Brasil não tem nenhum vínculo comercial – seja com os criadores do show ou com sua exibição no país.
O post seguirá o esquema de RECAPS feita pelo Nivaldo Lemos (Niv), que contará com seus comentários desde a fase das audições até o final da temporada. Nessa fase dos lives, ele também conta com os comentários de Toinhu, Nath e Ludhy. Sua opinião também é sempre bem vinda aqui no site!
Os comentários contarão também com um “Melzômetro” desenvolvido pela Laura Baptista, em homenagem a Mel B, que será um selo escolhido por cada um dos nossos comentaristas, seguindo o mesmo modelo do ano passado com o “Sharômetro”. O “Melzômetro” foi baseado no “MelBzômetro” do finado e saudoso RSFD.
Acompanhe conosco também em nossas redes sociais, siga nossos perfis no Twitter (@XFactorBrasil) e no Facebook (facebook.com/XFactorBrasil). Participe também do Grupo The X Factor Brasil no Facebook (facebook.com/groups/thexfactorbrasil) Lá, estaremos divulgando tudo, além de poder conversar com outros fãs do programa. Então reúna todos os amigos para frente do computador e divirta-se!
MELHORES MOMENTOS
Tudo de bem com vocês? Estejam preparados para acompanhar os melhores momentos do NONO programa da segunda temporada do Factor X. O episódio marcou o primeiro GALA SHOW, onde os 16 remanescentes performam ao vivo para o público votar. A partir dessa semana, além do Toinhu, ganhamos duas novas comentaristas: Ludhy e Nath (do XFUK), que ajudarão com os comentários.
Como vai funcionar? Exibiremos todas as apresentações, juntamente com os comentários dos lives e após isso diremos quem foram os eliminados. Entendido?
Júnior Oliveira – Feeling Good
Ludhy: Asinhas nas costas do Júnior. O menino é brasileiro, até que curti mas achei um pouco brega a produção dele kkkkk. Ele tem talento. Mas revendo essa performance me deu saudades da eterna little diva Carly Rose Sonenclar.
Toinhu: Uma maneira interessante de começar os lives. O visual dele tá horroroso, mas o que me impressionou foi a produção que, de um certo modo, é até convincente. Resumindo, acho que ela simplesmente “copiou” a versão da Kitty (sdds Kitty), só que de maneira um pouco mais fraca. Pode ser que ele melhore mais na competição, caso fique.
Nath: Gente mas o que é isso nas costas dele? hahahahahahaahaha Coitado do menino. Bom, já existem tantas versões dessa música, tanta coisa maravilhosa, que a gente fica mais chato né. Eu não achei a versão das melhores. Dito isso, eu acho que ele tem talento e gostei bastante do final. Se deixar o visual dele menos cafona acho que da pra ficar interessante. Por enquanto facho só ok mesmo.
Niv: Taí… Eu gostei! Song choice totalmente interessante pro tom de voz do Júnior e que conseguiu mostrar para os portugueses que ele possui sim uma voz legal e não vive só de ser performático. Adorei essa coisa bem cabaret no staging (já tá sambando no UK). Tá que ocorreram umas desafinações nas notas altas mas valorizo a intenção e o resultado final foi satisfatório.
Matheus Paraíso – Breezeblocks
Ludhy: Matheus pra mim é o melhor boy e particularmente tem um estilo próprio. Achei a perfomance boa,mas nada huhu show.
Toinhu: Muito melhor que o primeiro. Dá pra ver que ele tem bastante personalidade, como a própria Sônia falou, em ter esse toque musical mais refinado ao escolher as músicas, não é a toa que não se vê uma pessoa sempre uma pessoa cantando Breezeblocks. Concordo com os outros da bancada quando dizem que ele DEVE mostrar outras facetas dele, mas por enquanto está bem agradável.
Nath: O Matheus é o melhor boy em minha opinião. Acho o estilo dele interessante pelo pouco que vi. Não sei se não vai acabar ficando cansativo, mas por enquanto é interessante. Foi uma boa performance. Nada fantástico, mas ele tem potencial e eu curti o que ele apresentou.
Niv: Matheus foi o que teve mais publicidade aqui no Brasil graças a sua audição e muito foi esperado para a primeira apresentação. Fica um sentimento de decepção porque tava tudo perfeito: staging, song choice e o Matheus e algo não encaixou deixando tudo “…”. Não foi ruim, ao contrário, foi bom, mas para o nível dele eu esperava mais.
João Duarte – Moves Like Jagger
Ludhy: Esse menino é uma comedia. Muito muidinho e não consigo levar ele a sério. Só acho que deve ter esperado mais unos anos até ficar maduro pra levar um programa desse porte nas costas. Mas curti a produção que foi fofa colocando as criancinhas pra dançar kkkkk.
Toinhu: Gente esse menino era pra tá no TV KIDS. 12 ANOS? Não que seja proibido, mas, meu, olha isso. Essa dança foi tipo V.A. Até a própria mentora disse que isso não funcionou.
Nath: Gente eu nunca na minha vida vou conseguir levar esse menino a sério. OLHA O TAMANHO! E a performance uma bela porcaria. Vocais terríveis, nossa. A música não combinou nadinha com ele vocalmente. A única coisa que curti mesmo foi o palco, achei uma boa produção. Tá melhor que os palcos do UK né. haha
Niv: Eu nem sei o que dizer gente. Ele tem 12 anos. O que uma criança de 12 anos faz num programa desse? Foi ruim, ele não cantou direito e a única coisa que salvou foi o staging. Migo, tenta outra vez.
Rúben Pires – Chandelier
Ludhy: Rúben o boy é bonito,mas não gostei não. Desafinou e essa musica não é pro nivel dele.
Toinhu: Horrível! Além dos problemas de dicção, o que é bem normal para quem não fala inglês como língua principal, no refrão, houve desafinadas bem nítidas. Jurados foram bem generosos com ele. Aqui, eu não sou.
Nath: Ai que coisa ruim! Nossa, detestei. Essa música não combinou com ele e a voz dele é bem chata, credo. Não conheço os reprovados da categoria dele porque só vi os aprovados mesmo, mas devia ta bem fraca pra passarem ele né. Tudo errado.
Niv: O que dizer? O que sentir? Como a Sônia ousa a dar essa música pra ele? Foi horrível! Essa voz não combina pra qualquer tipo de música, principalmente em Chandelier que tem várias notas agudas. Conseguiu ser pior que o João.
Jorge Baptista – Alive
Ludhy: Particularmente não curti não. Achei uma vergonha alheia,parecia aqueles cantores de karaoke cantando nas festinhas por ai kkkk. E também esse estilo não combina com ele, ele tem um estilo mais sério. Apesar que tem uma vibe a la Dean,mas tem que comer muito feijão pra chegar ao nivel do Dean.
Toinhu: Olha, não foi um desastre, mas também não foi tão ruim. Dá pra ver que ele é esforçado, mesmo tendo vocais meio desastrosos. É bom mais pra cota entertainer do programa. Pode até ficar interessante nos próximos lives. Estragou Alive, mas fico com um sentimento que ele pode dar certo. Próximo live é a chance!
Nath: Olha, não gostei disso não viu? Parece aqueles tios nossos de meia idade metidos a novinhos que se passam nas festas e querem fazer graça mas só faz vergonha. Credo. Esse estilo não combina com ele, seja lá qual for o estilo dele desde o início, isso ta errado. Se fosse um Dean da vida é outra história. Ele não tem idade e aparência pra isso.
Niv: Legal é esse cara vender o Jorge como o próximo cantor rock que vai fazer sucesso. Migo, deixa eu te dizer uma coisa: NUNCA isso vai dar certo. Olha que apresentação sem graça minha gente! Ele até tem bons vocais mas ele se tornar só mais um cantor de Rock no meio de vários do mesmo gênero. Falta o tal do X Factor.
Rúben Mendes – Kiss from a Rose
Ludhy: Achei uma performance meio vaga sem emoção nenhuma,e essa musica é daquelas que tem que passar a emoção. O cara é bom, mas falta o X Factor ainda, foi mediano.
Toinhu: Sim, Paulo Junqueiro tem um cantor com grande potencial pra ganhar o programa. Adorei ele. Não cantou com aquela força que é pedida, mas eu curti bem o arranjo de KFAR. Gostei também da produção que foi singela, mas bem feita!! Trabalha bem, Paulo, que tem tudo pra dar certo.
Nath: Achei meio qualquer coisa. Não ruim, mas sei lá. Eu no meio da apresentação tava distraida aqui, não me prendeu. Faltou dar emoção, faltou ter uma performance mais interessante e que chamasse mais atenção. A voz dele é boa, o palco tava bom, tinha tudo pra ser ótimo, mas fiou só na média.
Niv: A intenção foi boa. Até porque esse é o tipo de música que o Rúben deve cantar. Aliás.. Vejo ele como Front-Runner disso tudo. Só faltou transformar toda essa pimpação que ele teve antes dos lives em uma boa performance. Foi muito qualquer coisa. Faltou interpretação, faltou a suavidade que o Seal imprime quando canta. Ainda vejo potencial ele, só falta pôr em prática.
Kika – Respect
Ludhy: Ela é daqueles acts que parecem like a diva.Tem uma boa movimentação no palco e agitou, mas ainda falta um pouco mais de atitude e mais o “Q”
de diva pra ficar show.
Toinhu: Tem um vozeirão, mas é aquele act que tem em TODO X FACTOR e eu costumo não gostar. Pelo menos, ela deu uma movimentada, mas Respect, gente, é MUITO DATADA! Big no pra essa reação dos jurados. Paulo, dá algo mais moderno pra ela.
Nath: Ela é o tipo de act que eu não gosto. Vozerão que só canta música batida de divas. Não dá. Dito isso, ela canta super bem, e se movimentou bem no palco, tava confortável. Mas nossa esses jurados são muito exagerados ein! Tratando ela como a oitava maravilha do mundo e nem é pra tanto né migos.
Niv: Cada país tem a Mary Byrne que merece né migos. Ela é datada, ela é diva, ela é brega, ela não vende. Mas sabe por que eu não consigo não gostar dela? Porque ela SABE disso e se diverte. Foi uma song choice preguiçosissima e que as chances de dar errado eram nulas. E realmente, não deu errado. Eu gostei, eu dancei com ela e se for pra continuar com apresentações desse nível que continue na competição.
Lúcia Mourinho – Alfama
Ludhy: Lucia tem uma boa voz e é talentosa e tem o diferencial por cantar só em Português. Mas enfim achei a musica meio zzzz. Apesar que o programa quer algo mais internacional e ela não faz muito o tipo disso porque ela parece ser uma artista mais nacional mesmo. Então não faz o tipo para esse tipo de programa.
Toinhu: ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ. Gente, muito boring.. Nada contra ter cantado em português, mas visto que os outros acts da categoria foram bem mais animados, ela ficou devendo e muito.
Nath: Entendo que ela tenha esse diferencial de cantar português e tal. Mas o problema é que as músicas escolhidas são meio chatas. Eu particularmente não gostei dessa música. Ela é bem talentosa, só que achei isso muito zzzzzzz. Acho que, já que eles querem deixar tudo internacional, mudando nome da galera, nomes dos grupos em inglês, músicas da moda e etc… ela meio que não combina com o formato.
Niv: PAREM COM ESSE COMENTÁRIOS! Olhem pra isso! Que coisa perfeita! Que song choice maravilhosa! E essa interpretação!? Não é nada boring e é um sopro de ar fresco nessa coisa muito internacional que o programa imprime (que eu não vou contra, inclusive). Adoro o fato dela imprimir com força essa personalidade desde as audições e que culminou nessa lindeza de apresentação. VOTA NELA!!
XTAG – Bang Bang
Ludhy: OMG. Eu particularmente adorei essa versão das XTag’s meninas mandaram muito bem apesar de terem sido formadas durante o bootcamp,fizeram uma otima versão. Apesar que a melhor versão de Bang Bang que vi foi da Reigan a rainha do AU. Mas por serem adolescentes esta muito a nivel X FACTOR mesmo, elas tem o X Factor e a menina do rapper a Ines, OMG. Muito talentosa, vai longe. Já espero um EP delas, porque amei essa vibe.
Toinhu: Olha, eu critiquei tanto elas no Bootcamp (lê-se Black Coffee). Mas, de fato, elas melhoraram muito. A rapper foi o destaque by far. Eu só queria que esse destaque ficasse um pouco menos nítido, porque teve uma hora que as outras 3 ficaram assistindo tudo. Ainda precisam comer muito feijão com arroz, mas comparando com o Bootcamp, já é uma “melhora”.
Nath: Fazendo as contas aqui de quantos “bang bangs” tivemos esse ano nos RS hahaha. Bom, longe de ser a melhor versão (alo Reigan e Fleur), mas eu gostei viu? Acho que as meninas deram uma evoluída enorme daquele 4cc zoado delas. Agora, vocês me perdoem a ignorância caso seja algo normal em Portugal, mas a menina arrasou no rap ein? Primeira vez que vejo uma pessoa que não tenha o inglês como lingua número 1 arrasar dessa maneira. Deu muita força pra performance.
Niv: O rap foi maravilhoso, mas só. Não gostei da mudança do arranjo, tiraram a metade do swag. Foi melhor do que eu esperei mas ainda achei bem bagunçado. As harmonias tavam mais ou menos e teve até erro da letra. Eu vejo potencial nelas e espero que fiquem para evoluírem mas hoje, como um todo, não rolou pra mim.
Babel – Everybody Hurts
Ludhy: Achei essa versão um tanto confusa. Pois o menino foi muito bem e curti o timbre da voz dele mas o da menina achei que não combinou e ela forçou na voz. Não teve harmonia nas vozes, talvez pela falta de intimidade e parceria. É uma versão Alex and Sierra ainda não trabalhada.
Toinhu: Eu curti as partes dele, mas as dela não. Após um bootcamp muito bom, eles tropeçaram. Fora que deixaram a versão mais boring, principalmente, no meio da música. Outro fato que eles tem que melhorar são as harmonias. Hoje, acho que ela forçou pra ser maior do que ele. Eles tem potencial pra fazer melhor do que isso.
Nath: Eu gostei de partes. Das dele. Achei que ele foi muito bom com essa música, mas ela não. Acho que não combinou com o timbre dela. E tenho um certo problema com eles como dupla, porque não acho que deve se montar uma dupla assim. Precisa existir uma intimidade muito grande, só fica os dois ali, não da pra ser dois estranhos não. Acho que ela + eles como dupla deixou ruim uma performance que poderia ser ótima sendo só ele.
Niv: Eu não consigo não gostar. Adoro os dois separados e vejo que juntos podem dar muito certo. Tá que existem alguns probleminhas de conexão entre eles mas nada que o tempo não resolva. Discordo dos jurados, não foi uma song choice ruim, deu pra mostrar as potencialidade dos dois. Diferente da maioria eu prefiro a Luana mas concordo que hoje o Fernando foi melhor, mas ainda quero vê-los como uma dupla.
P.Y.T – All About That Bass
Ludhy: As Pretty Young Teens kkk. Eu amei essa perfomance! As 3 meninas deram certo juntas tem harmonia e são little divas. Apesar de estarem ainda meio cruas no quesito de se movimentarem no cenário mas pelo menos conseguiram manter pela qualidade da voz e das harmonias. Amei o figurino e tudo.
Toinhu: Tinha adorado elas na Bootcamp (sdds Brand New) e eu gostei muito dessa de hoje! Mesmo sem uma produção muito grande, cada uma teve seu destaque na música e cantaram com personalidade de mulher. Curti bastante. GO GIRLS!
Nath: Olha, vou confessar pra vocês que eu gostei muito disso. HAHAHA O nome é tosco, as meninas são meio feias, a movimentação no palco é desajeitada, tinha tudo pra achar uma bosta, mas achei muito legal. Vocalmente elas mandaram muito bem, sinceramente as vozes ficaram boas demais! Visualmente me agragou também, porque elas são novinhas e essa vibe combinou com elas.
Niv: Meu principal problema é: essa infantilazação exagerada. Não é porque elas têm 14 anos que precisa disso. Elas são realmente boas. Os vocais não me decepcionaram, só tem que trabalhar a unidade do grupo e tirar esse visual de criança de 8 anos. E outra: Uma menina de 14 anos falar ‘bitch’ é tenso né… Mesmo que o idioma de Portugal seja o português não precisava disso.
Pop4Rock – The Look
Ludhy: Eu adorei essa mix band pois os 4 terem timbres diferentes, mas que nos quais se encaixaram muito bem e por terem uma vibe que diferencia os outros acts. Adorei a perfomance foram otimos e são talentosos. Vendo essa perfomance me fez lembrar um antigo grupo também mix band Chileno chamado Kudai.
Toinhu: Eles são bons, tinha curtido muito no bootcamp. Hoje, eu achei songchoice errada, songchoice velha, e, mesmo eles sendo um pouco “velhos” para formar um grupo, não é obrigado cantar só coisa velha. Baseado nisso, tem que se melhorar as harmonias, principalmente dos dois homens e tem que parar com essa palhaçada de HIGH NOTEAR toda nota e individualmente isso é rídiculo.
Nath: Eu tenho um problema com grupos assim de pessoas mais velhas, eu associo muito grupos com a galera mais nova, acho eles muito estranhos. Esse moreno, nossa… Nunca na vida que ele combina com grupo. Dito isso, eles são bons e talentosos. Achei vocalmente uma performance boa, acho eles muito bons pra se ouvir. Só estragaram no finalzinho com notas desnecessárias. Na média ficou ok.
Niv: Eu gostei muito deles no 4CC, mas hoje eu fiquei um pouquinho decepcionado. Não sei se foi a song choice ou caiu a ficha que um grupo de rock não é a coisa mais legal do mundo. Tenho dificuldade de me conectar com eles mas os 4 são talentosos, vamos ver o que isso vai dar.
Isabela Nóbrega – Stay
Ludhy: Isabela a grande diva, adoro ela. Pra mim ela é a melhor das Girls e minha preferida, essa tem o X Factor e talento de sobra. Ainda espero que ela vá pra final e que os Portugueses gostem do talento dela.
Toinhu: Achei ela muito boa! Dá vontade de ouvir o dia todo a voz dessa menina, sério, que voz docinha. Curti muito todo o desenrolar da performance, foi certinho, direitinho, sem inventar qualquer coisa. Próxima semana, sai do piano e se mexe, que você tem que fazer isso. Mas hoje eu curti MUITO!
Nath: Acho a Isabela incrível. <3 Que voz deliciosa! Muito boa performance, se destacou facialmente de todos que cantaram antes dela. Sem dúvidas tá entre os 3 melhores dessa franquia. Espero que Portugal vote por ela, pois quero ver muitos e muitos lives com ela.
Niv: Fiquei surpreso quando vi a song choice, mas olha… Que apresentação incrível! Senti cada palavra que a Isabela cantou. Foi tão suave mas ao mesmo tão poderoso. Já disponta ao post de melhor girl de todos os X Factors de 2014. Muito maravilhosa. Se eu já era fã depois disso…
Marta Carvalho – Roar
Ludhy: Ai Martinha… Curti a perfomance, apesar dela parecer estar muito nervosa e tensa,no qual não conseguiu alcançar algumas notas,mas no todo foi bem. Mas esse live pra ela não rolou, espero que posso mostrar o potencial dela durante as musicas.
Toinhu: Ela tava bem nervosa, isso é fato. Ela tem uma voz boa, mas achei a música, principalmente, a batida dela, erradas. Ela ainda tentou trazer uma melhora, quis mostrar algo bom diante de tantos erros. Tomara que ela fique pra semana que vem e o Miguel dar escolhas corretas, que fujam da zona de conforto, mas que sejam mais firmes.
Nath: Eu assisti as etapas anteriores todas dela, porque gostei muito dela. Mas essa performance foi bem ruinzinha. Fiquei desapontada. A música não combinou com ela, as notas altas ficaram ruins, e olha que ela manda bem em notas altas. O visual, performance, nada combinou com ela. Hoje não rolou. Mas espero que ela não saia e possa mostrar nos outros lives o potencial que ela tem.
Niv: Ai gente… Por quê? Olha essa música, não combina nada com a Marta. Não é isso que eu imaginei ela fazendo nos lives. A menina se esforçou, fez o melhor com a bomba que o Miguel deu pra ela mas né… Não foi tão bom assim. Mesmo assim queria mais uma semana dela para provar a todo mundo seu potencial.
Mimi Froes – Believe
Ludhy: Mimi diva. Amei a perfomance dela. Cantou muito bem e se destacou muito no palco e além disso é uma super fofa. Foi uma boa performance no todo e voz muito gostosa de se escutar.
Toinhu: Que performance linda!! Ela cantou até sentada, gente! Muita personalidade. Cantou Believe que ficou bem conhecida pela versão outstanding da Ella, mas a Mimi cumpriu muito bem o requisito. Pra mim, a minha favorita da competição de longe. Além de tudo, ela é linda!!!
Nath: Ai Mimi <333 Amo gente. É a minha favorita. E amei a performance, como canta bem né. Uma bela versão e uma delícia de ouvir. Obvio que Ella fez algo com essa música que não da pra superar, mas independente disso a Mimi mandou muito bem. Além disso é uma fofa e parece ser do tipo que a galera gosta. Já aqui na torcida pro estilo dela ter conquistado o PT como me conquistou.
Niv: Olha… Não foi a song choice mais criativa do mundo mas ela foi muito bem! Claro que não chega aos pés da Ella mas só deixa claro o quanto a Mimi vem crescendo na competição. Ela imprimiu o ritmo certo durante toda a performance. A voz combinou tanto com a versão. Ai gente… tô garrando amor.
Inês Morais – One and Only
Ludhy: Adorei a performance dela. Mas de todas as girls é a que menos tem o perfil diva. Espero que nos proximos lives melhore e que se destaque. Dentre todos que performaram ela teve um bom live.
Toinhu: Curti! Curti que houve toda uma evolução na música e na interpratação dela. Percebe-se que ela vai seguir essa linha de cantoras mais “divas”, quase similar ao estilo da Kika. Aqui eu gostei muito da performance. Tomara que ela mantem os ótimos vocais, mas que melhore a performance com músicas mais current.
Nath: Adorei! Ela cantou super bem, uma boa versão. Ela é a girl que menos ligo, e mesmo assim acho uma das melhores do top. Pra ver como as girls são superiores as outras categorias. Essa foi uma das melhores da noite, tudo dentro dos conformes. Well done pra ela.
Niv: Ela não é nada pra mim. Não vejo graça nenhuma nela e ainda por cima me vem com Adele. Amiga, você não está em 2011, ok!? Ao menos foi uma música que não tá mais rodada que pião da casa própria e ainda veio cantando direitinho. Não sei até onde esse estilo divinha vai levar ela, mas pode manter esse nível, ok!?
RESULTADOS
Raparigas
Salvas pelo público: Inês e Mimi
Salva pelo jurado: Isabela
Eliminada: Marta
Rapazes
Salvos pelo público: Matheus e João
Salvo pelo jurado: Júnior
Eliminado: Rúben
Adultos
Salvos pelo público: Rúben e Kika
Salvo pelo jurado: Jorge
Eliminada: Lúcia
Grupos
Salvos pelo público: P.Y.T. e Babel
Salvo pelo jurado: Pop4Roc
Eliminadas: XTAG