O Programa

O The X Factor é uma franquia de reality shows musicais exibida em vários países do mundo e criada no Reino Unido em 2004. O programa foi concebido como o substituto do Pop Idol, que deu origem ao que hoje são o American Idol e todos derivados dessa franquia da Fremantle Media. O nome “The X Factor” representa a qualidade que uma verdadeira estrela deve ter (o seu “fator x”).

Diferentemente de outras competições de canto, o The X Factor possui uma influência direta dos jurados: cada um fica responsável por um grupo com características em comum e tem o direito de escolher a música e montar toda a performance dos seus candidatos. O prêmio é geralmente um contrato com uma gravadora, além da publicidade trazida durante o show, não só para o vencedor, mas também para os outros concorrentes classificados.

Todas as franquias do The X Factor são produzidas pela SyCo TV, empresa de Simon Cowell, que também e criador do reality e jurado/mentor na versão americana da série. Essa versão foi negociada em 2009 e é exibida desde setembro de 2011 pela FOX, responsável também pela transmissão do American Idol. Os jurados de sua primeira temporada foram Paula Abdul, L.A. Reid e Nicole Scherzinger, além do próprio Simon. A cantora Melanie Amaro foi a vencedora dessa edição e, com a vitória, a jovem de 19 anos embolsou um contrato com a Epic Records no valor de 5 milhões de dólares, o maior prêmio da história da televisão americana.

Outra importante franquia do The X Factor é a britânica, transmitida pela ITV desde 2004. Ela foi a primeira a ser criada e é responsável pelo lançamento de artistas de grande sucesso internacional, como a cantora Leona Lewis e o grupo One Direction.

Até 2012, foram cerca de 65 cantores lançados pelo The X Factor em todo o mundo.