XF.News02

The X Factor – Uma análise sobre os vídeos mais populares (Audições)

A franquia The X Factor ganha mais fãs a cada ano, principalmente fãs Brasileiros, então a nossa amiga Nath, que comenta o The X Factor Australia aqui no site e já comentou também a versão britânica e americana, criou um post sobre os vídeos mais populares das três franquias. Confira e deixe sua opinião também :)

Por: Nath

Bom, resolvi montar esse post para nós debatermos sobre os vídeos mais populares das edições do The X Factor UK, USA e AUSTRALIA. Não vou montar um top com a ordem, pois não acho justo competirem entre si por motivos óbvios. Ao invés disso vou por alguns dos vídeos mais populares a razão de todo o sucesso. Algo mais superficial, não entrando em detalhes, sei que vai muito além de tudo que coloquei.

Isso obviamente não significa que a analise é 100% correta, porque né? Só assisto XF que nem todos. Queria mesmo a galera opinando se concorda com a popularidade dos vídeos, se acha errado, fale os motivos que acham disso tudo. E também acrescentar outros vídeos populares. Lembrando que tudo é baseado nos canais oficiais dos três programas e nos números de views.

Cher Lloyd – Audition (X Factor UK): 30.167.286

Impossível não falar desse vídeo. O vídeo mais popular dentre todas as franquias de todos os anos. Ele é de 2010, a participante é conhecida até hoje, tem uma carreira bem sucedida em vários países. O sucesso desse vídeo? O inesperado. Sempre tivemos os mesmos tipos no X Factor, existia até mesmo um padrão musical pra audições. Ai surge uma menina toda cheia de atitude, mas ao mesmo tempo nervosa.

E quando começa a cantar, simplesmente vira a grande surpresa do ano. “Turn My Swag On” deixou todos que assistiam completamente boquiabertos, e Cheryl Cole já com todos os olhos na menina, pensando em ser sua mentora no futuro. Cher Lloyd foi para os lives (na categoria da Cheryl), ficou em 4º lugar na competição e tem uma das carreiras mais bem sucedidas pós X Factor.

Danyl Johnson – Audition (X Factor UK): 26.177.283

Primeiro motivo obvio para ser um vídeo popular: Danyl Johnson é da temporada de 2009, que pra quem não sabe, foi a primeira a ter as auditions no palco e com platéia assistindo. Dando esse formato de um show mesmo. Antes eram só os jurados no estúdio, e não tinha música, era acapella. Daí que Danyl foi o PIMP do primeiro episódio né. Já da pra ter ideia.

Além de tudo, Danyl fez uma versão de “With a little help from my friends” que fez todo mundo na platéia ficar de pé e acompanhar. O cara mandou tão bem (aos olhos populares) que Simon disse ter sido a melhor primeira audition que ele já viu na vida. Danyl foi para os lives, ficou em 4º lugar, mas não emplacou nada depois.

Chris Rene – Audition (X Factor USA): 22.395.947

Chris Rene é da temporada de 2011 do X Factor USA, a primeira do país. O vídeo dele tem TUDO pra ser popular. Ele aparece como um catador de lixo e dependente químico se recuperando. Contou todo o drama de sua vida, e cantou uma música de sua autoria. “Young Homie” conta a história de sua vida. Além de ser cantor de rap (kind of ne), estilo popular nos Estados Unidos. Chris Rene foi para os lives e ficou em terceiro lugar na competição. Chegou a ser lançado no mercado depois disso, mas por enquanto não tem sido estouro por canto nenhum.

Carly Rose Sonenclar – Audition (X Factor USA): 16.707.025

Essa ai todo mundo conhece né? Carly Rose Sonenclar é desse ano, e atualmente ainda está na disputa pelo prêmio (e com grandes chances). Ela é uma criança, o que já chama a atenção. Mas na verdade ela é totalmente diferente de uma criança de 13 anos que vai nesses programas. Ela é séria, se porta como adulta. Quando disse que cantaria “Feeling Good” já foi uma surpresa, e quando começou a cantar a reação de todos foi como a do LA logo no início (WHAT?).

Ela tem uma técnica vocal e segurança na voz que da inveja em muito cantor por ai com anos de estrada. E sua voz e sua apresentação vocal, sendo uma menina de 13 anos, tornaram ela a grande sensação do ano em termos de X Factor. Com certeza esse vídeo vai ter mais visualizações que o vídeo do Chris e Danyl até o ano que vem. E não duvido nada que passe o da Cher um dia. Até que alguém apareça e chame mais atenção.

Bella Ferraro – Audition (X Factor AUS): 6.411.524

Vídeo mais popular do canal australiano, e com larga diferença. Bella Ferraro é uma participante de 2012 no X Factor Australiano. As audições começaram de uma maneira diferente. Sem nenhum tipo de introdução do programa, já começam mostrando a audição da Bella. Assistam ao vídeo completo, o programa esse ano começa daquele jeito mesmo. Ela conta que largou a escola, pois aquilo não era pra ela, que queria ser cantora. Ai ela chega ao palco e surpreende a todos que estão ali, com uma voz ÚNICA e um timbre raro, ela encanta a todos ao som de “Skinny Love”.

O buzz é tão grande, que Bella basicamente canta a música inteira (coisa que nunca aconteceu numa audition antes). Ronan até na cadeira sobe. E por isso é tão popular. Bella ficou em 4º lugar na competição. Sua carreira pós XF não ta definida, já que tem uma semana que acabou o programa.

CURIOSIDADE: O que quase todos acima têm em comum?

Tirando Carly (que ta em disputa ainda), nenhum deles venceu o programa. Além disso, todos enfrentaram muitas dificuldades na trajetória nos lives. Eles tinham um público negativo muito grande (cada um com seus motivos) e muitos passaram pelo problema de nunca ter conseguido superar a audição.

É algo que pode justamente ser refletido no buzz da audition. Ela gera expectativas enormes, e toda a popularidade e favoritismo traz olhos negativos de todos aqueles que torcem para outros. Carly ta seguindo esse caminho, ou vai fazer a diferença? Vamos ver o que as semanas nos trazem.