“eX-Factor”
G4
G4 foi um grupo britânico formado por quatro amigos que participaram do X-Factor em 2004, ficando em Segundo lugar.
Os membros encontraram-se na “Guildhall School of Music and Drama”, daí o nome G4 (Guildhall 4). A formação original contava com Jonathan Ansell, Mike Christie, Ben Thapa e Tom Lowe. Antes do X-Factor, Tom Lowe deixou o grupo devido às diferenças artísticas e Matthew Stiff entrou em seu lugar.
O grupo fez apresentações nos diversos gêneros musicais, incluindo músicas contemporânea, clássica e ópera, e até mesmo rock alternativo. No programa, teve como mentor o Louis Walsh, chegando à final com o Steve Brookstein. Confiram a apresentação da música “Nessun Dorma”:
Pós X-Factor
Após o X-Factor, assinaram com a Sony BMG. O primeiro álbum foi lançado em 28 de Fevereiro de 2005, chegando ao 1º lugar e vendendo mais de 245.000 cópias na primeira semana. O segundo álbum “G4 & Friends” foi lançado em 28 de Novembro de 2005, e ficou em 6º lugar. Em 27 de Novembro de 2006 foi lançado o terceiro álbum do grupo, ficando na 21ª posição, o álbum incluía faixas como “Somebody to Love”, “O Sole Mio”, “I Don’t Like Mondays”, “Volare” and “Silent Night”.
Em 5 de Abril de 2007, o grupo anunciou que depois da realização da Tour iriam se separar devido a divergências na banda. O grupo fez sua última apresentação no The Broadlands Classical Spectacular (que também incluiu Ray Quinn e Russel Watson) em Romsey, no dia 28 de Julho de 2007.
Pós-Divisão
Matthew Stiff, em Fevereiro de 2008 foi para a Classic FM onde apresentava um programa numa estação de rádio nos finais de semana. Em Junho de 2009 foi para uma produção de Don Carlos. Ele voltará para a escola de Música Guidhall para iniciar um curso de 2 anos. Ben Thapa voltou para o Royal College of Music em Londres para uma pós-graduação. Mike Christie escreveu sua própria ópera.
Jonathan Ansell assinou com a gravadora UCJ, e seu primeiro disco solo “Tenor at the Movies” foi lançado no dia 18 de Fevereiro de 2008.
No dia 24 de Fevereiro de 2008 seu álbum foi direto para o 1º lugar nos charts, e ficou nessa colocação por 3 semanas e na 9ª colocação no mainstream, fazendo dele o mais jovem tenor à conseguir ir nos charts de música clássica.
Durante o mês de Fevereiro de 2009, excursionou com Haley Westenra na “The Valentines Tour”. Jonathan foi indicado para o Classical Brits 2009 na categoria “Álbum do Ano” com o solo “Tenor at the Movies”.
*Créditos da “capa” da coluna ao Allan Felipe.